Início da Arte Barroca
No século XVIII, no que hoje é a Itália, nascia um movimento artístico que viria a se chamar Barroco. O início se deu pelo catolicismo, que adotou o formato em suas igrejas e acabou propagando essa nova onda cultural por vários países, incluindo Brasil.
A arte barroca é considerada forte e viva, que mexe com o emocional do ser humano e é fiel a realidade. O sentimento e a beleza das obras eram características marcantes. Grandes palácios, como o de Versalhes, possuíam detalhes do movimento barroco.
Um bom exemplo da influência da cultura barroca aqui no Brasil pode ser notado na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Suas grandes igrejas são conhecidas e visitadas até hoje. Mas não são apenas construções e pinturas que apresentam detalhes dessa arte. O famoso artista brasileiro, Antônio Francisco Lisboa, comumente chamado de Aleijadinho, fazia esculturas que tinham as características do barroco. Também o compositor e músico italiano Antônio Vivaldi, com sua composição As Quatros Estações.
A arte barroca dura até atualmente, em construções preservadas, esculturas guardadas e músicas compostas. Mesmo hoje, o movimento ainda nos ajuda a compreender mais nossa história, quase 200 anos depois.